Miopia

A Miopia nada mais é que a impossibilidade de ver bem ao longe. Dados estatísticos referem que na União Europeia, 60 milhões de pessoas são míopes, dos quais 1,5 são portugueses, logo, podemos afirmar que 15% da população portuguesa é afectada por esta anomalia visual. Esta anomalia, tende a priori ser compensada pelo semicerrar dos olhos, executando a refracção do ar usando-o como uma lente e podendo assim melhor focar as imagens que queremos destacar e observar mais atentamente.

A miopia de nascença é rara, na maioria dos casos aparece entre os 6 e os 16 anos, e quase sempre pela exigência escolar, a obrigação de ver bem ao perto. Antigamente pensava-se que poderia derivar e uma predisposição genética especial. Afirmava-se – todavia há teorias que sustentam essa posição – afirmava-se que esta anomalia de refracção se desenvolvia durante o crescimento do individuo, tornando o crescimento do globo ocular  alongado em vez de redondo. Está Claramente demonstrado através de estudos, não só meramente científicos, mas também etnológicos e sociológicos, que a miopia tem especial incidência nas pessoas que habitam as grandes urbes.

Pode detectar-se? Pode. Durante a idade escolar a miopia desenvolve-se em grande numero de crianças, sempre que o seu sistema visual não é capaz de suportar o esforço que lhe é exigido.

Ao contrario da hipermetropia, a miopia é mais fácil de detectar , justamente por dar claros sinais exteriores.

Alguns sintomas a ter em conta com o seu educando :

  • Pisca os olhos;
  • Aproxima-se demasiadamente da TV e dos Livros;
  • Não vê bem ao longe, nomeadamente o quadro da sala de aula;
  • Ocasionalmente queixa-se de dor de cabeça;
  • Gosta de ler, e não se queixa da fraca luminosidade.

A Miopia pode ser curada? Só se podem curar doenças, e a Miopia , como já foi referido anteriormente, é uma anomalia visual e não uma doença. Pode ter uma cirurgia que a faça regredir ou a elimine durante muito tempo, mas não para sempre.

Pode ser evitada? Sim e não, se o factor principal for genético a resposta é não, mas se o factor for a diminuição da acuidade visual por um intenso trabalho realizado ao perto, (i.e .tese de doutoramento, horas a fio com manuais, livros e computador) esta miopia pode desaparecer, porque de facto, não é mais que um problema de acomodação visual.

A prevenção da miopia na idade escolar, passa pela visita semestral / anual ao especialista ( Medico Oftalmologista ) e por uma adeqada ergonomia visual a saber, factores importantes Iluminação excelente, mobiliário adequado a postura ergonómica, contrastes de cores e profundidade das salas e quartos das crianças.

Tratamento:

Depois do exame visual, e depois de estar classificada o nível da miopia, o especialista determinará qual ou quais as medidas adequadas para a compensação desta emetropia. Poderá prescrever Óculos / lentes de contacto, ou treino visual.